Semana do PCD: é preciso derrubar barreiras para garantir inclusão!

As conquistas das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla são muitas, não suficientes para mais de 12, milhões de brasileiros.
Esta é uma semana decisiva para parte da população que consegue pagar um plano de saúde. O congresso precisa derrubar o rol taxativo, lista que restringe acesso a atendimentos.

“Chamamos a atenção para a situação das familias com PcD que não conseguem um atendimento especializado nas unidades públicas de saúde.

Assistimos a um sucateamento dos serviços públicos, afirma Iracema Barreto Sogari, fundadora do Instituto Gabi, que desde 2001 atende gratuitamente esta população.

“Nós fomos vitimas desta política de negação de direitos e exclusão, quando a PMSP cancelou unilateralmente um convênio de quase duas décadas. Depois de longa peregrinação, muitas famílias batem a nossa porta.

Conseguimos atender dezenas, mas a lista de espera não anda, conclui.

Com com doações e voluntariado, o Instituto Gabi mantém uma equipe de profissionais e oferece atendimento multidisciplinar gratuito que faz a diferença na vida destas familias. “Meu filho entrou no Instituto Gabi em fevereiro desse ano e mudou muito, foi muito acolhido, faz as terapias necessárias para seu desenvolvimento e os avanços são surpreendentes”. (Luana, mãe do Miguel, 9 anos)
Serviço: Instituto Gabi: Rua Palacete das Águias, 753 – Vila Mascote. Fone (11) 5031 1765. www.institutogabi.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *